Família Hospedagem ♥

Família Hospedagem ♥
Estaremos juntos, eternamente. Nada pode abalar nossa amizade, pois nós somos mais fortes que briguinhas bobas. Esses 3 anos, faremos o possível para ser os mais especiais em nossas vidas. Para sempre HOSPEDAGEM ♥

domingo, 18 de março de 2012

Terceiro Post




A "Catapora" ou "Varicela"


Ao decorrer das semanas, vimos muitos casos de catapora ou varicela
na nossa sala (1º ano D - Hospedagem)
Para explicar melhor sobre esta doença altamente contagiosa,
pesquisei sobre a doença e postei bem aqui.


varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissível e causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3). O zóster é uma doença da velhice, uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos. 

Transmissão

É altamente infecciosa, com mais de noventa por cento dos contactos suscetíveis sendo infectados. A transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. A varicela é quase exclusivamente uma doença de crianças, enquanto a zóster é uma doença de idosos. A transmissão do vírus de idosos com zóster para crianças que depois desenvolvem varicela é uma importante via de infecção.

Progressão e sintomas

A varicela é uma de cinco doenças da infância com exantema. As outras quatro são saramporoséolarubéola e eritema infeccioso.

Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo (ao contrário da varíola). Os exantemas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e namucosa oral.Entra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho. Multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. O período de incubação até o surgimento das pústulas é de cerca de 12 dias.
A varicela é geralmente inofensiva, exceto em doentes com imunodeficiência ou em neonatos, em que pode causar infecções do cérebro ou do pulmãopotencialmente mortais. Nos adultos, os sintomas são mais sérios e a doença mais perigosa e, ainda que geralmente de resolução sem problemas, pode ocorrer pneumonia intersticial (em 20% dos casos adultos ou na adolescência). Contudo existem casos em adultos com problemas renais onde a doença pode-se agravar causando falha renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário